Pesos insuportáveis na caminhada

Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado. Salmo 55.22

Nestes últimos dias tenho pensado em como era bom ser criança. Tempo no qual as nossas únicas preocupações eram brincar, comer e dormir. Estas preocupações não significavam nada para mim, pois eram apenas atividades naturais da minha vida simples e descompromissada.

Acredito que para a maioria dos que são da minha geração a realidade foi a mesma. Na medida em que os anos passaram, no entanto, as preocupações se tornam mais sérias e mais complicadas. Dependendo da perspectiva pela qual olhamos, percebemos que elas representam verdadeiros fardos na vida humana. Falo aqui do peso da escolha de uma profissão, o peso da escolha de um parceiro(a) ideal, do local onde morar e por ai vai. Sem contar as preocupações diárias, tais como manutenção da família, filhos, estudos, etc…

Viver não é fácil para ninguém e a tensão gerada pelo simples fato de existir se torna insuportável em certos momentos específicos desta caminhada. Os abalos sofridos ao longo da jornada nos prostram, nos fazem sofrer de maneira tão profunda que cada passo é uma tarefa mais que difícil, quase impossível. Imagino que talvez você, tal como eu, pode contar das inúmeras vezes em que assim que os raios do sol entraram pelas frestas da janela, a única vontade naquele momento era de ficar ali deitado em sua cama, devido a tanto peso sobre suas costas e as preocupações com as quais você iria ter de lidar naquele dia.

A Bíblia é alentadora. Nela percebemos que ha uma preocupação em Deus maravilhosa de que nós continuemos a caminhar. Ele poderia nos dar força, coragem e resiliência para podemos aguentar tantas lutas e assim podermos seguir em frente, pois fica claro nas Escrituras que ele sabe mais do que ninguém que não somos super humanos. Aliás, a preocupação de ser um super homem torna-se para nós um peso a mais diante de tantos outros que já carregamos.

Por conta disso o escritor do Salmo nos orienta a fazer algo mais que óbvio nestas circunstâncias. Lançar sobre o Senhor nossos fardos. Num certo momento, poderíamos ter aqui a impressão de que é fácil fazer isso, ou até mesmo que somos irresponsáveis por termos deixado com que certas situações se tornassem insuportáveis, no entanto é justamente o contrário. Lançar sobre ele o nosso fardo é justamente nossa declaração de dependência. O maior ato de responsabilidade é exatamente lançar sobre ele nossas lutas e preocupações pois ele sabe resolver, curar, libertar, restaurar e lidar com nossos problemas melhor do que nós mesmo.

Sendo assim, o desafio que temos hoje é o de ouvirmos a voz do Salmista que a tantos anos antes já tinha no coração este convite irresistível de Cristo em seu coração dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:28-29”

Oração: Senhor, por conta da minha humanidade, sou propenso a assumir de forma demasiada todo peso que as preocupações desta vida impõem sobre mim. Elas se tornaram fardos difíceis demais de carregar tornando-me, inclusive, descrente da ação poderosa do Senhor em minha vida. Mas hoje quero entregar tudo na tua presença e lançar sobre o Senhor tudo aquilo que esta sobre os meus ombros e descansar em ti, crendo em tua sabedoria na resolução das dificuldades e buscando tua misericórdia sobre as que fogem da atuação humana, confiado de que o Senhor fará o que lhe agrada para o meu bem. Amém.

Esta entrada foi publicada em Não classificado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

