Agradar a Deus, sem máscaras.

Lucas 16 – 15   Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus.

Impressionante a maneira como as pessoas tem sido influenciadas pela sociedade à sua volta. De fato, o ser humano não é fruto do meio, no entanto, por estar inserido no mundo, o homem tem vivido na tênue linha divisória entre a sua personalidade e a que é ditada pelo mundo.

Quantas não são as vezes em que somos compelidos a agir, vestir e parecer com aquilo que as pessoas à nossa volta esperam de nós? 

Particularmente, tenho de confessar que durante um bom tempo na minha vida eu trabalhei e atuei em função daquilo que as pessoas consideravam ser o melhor exemplo de pastor, marido, pai, etc. Foi justamente neste período de minha vida que mais fui caminhando para longe de Deus, pois sem sombra de dúvidas, dificilmente conseguiria agradar aos homens e ao mesmo tempo agradar a Deus.

Os religiosos da época de Jesus o ridicularizaram devido à parábola que ele havia contado acerca de um certo administrado que, na sua astúcia administrativa, depois do aviso prévio de sua demissão, procurou agradar aos credores de seu senhor com o fim de obter favor dos mesmos numa eventual procura de trabalho. Jesus então chama a atenção destes religiosos censurando-os acerca da atitude  deles de se justificarem diante dos homens, afim de obterem sua admiração, mas deixarem de lado o aspecto de que Deus sonda o coração humano.

Em outras palavras Jesus diz: Tomem cuidado, pois vocês podem estar tentando parecer algo aos que estão à sua volta esquecendo-se de que o Pai conhece quem vocês são de verdade.

Ninguém será feliz de verdade tentando agradar a todos com o fim de ser aceito, levando-se em conta que alcançar tal resultado é impossível. Digo que é impossível porque dificilmente conseguiremos agradar a todos os gostos. Certamente agradaremos uma pessoa e não agradaremos a outra, pois possuem gostos e personalidades conflitantes, pois as pessoas são assim.

Creio que o maior desafio na nossa caminhada é perceber que nossa vida não pode ser movida pelo que os outros pensam a nosso respeito, mas acerca do que Deus pensa sobre nós. A Bíblia diz que Deus mesmo é quem sabe que pensamentos tem a nosso respeito (Jeremias 29:11). Estes pensamentos segundo o próprio Deus são pensamentos de paz e não de mal.

Na medida em que procuramos entender a opinião de Deus sobre nós, vamos nos libertando aos poucos desta ditadura de opiniões que lutam diariamente para nos conformar à sua imagem e semelhança tornando-nos um grupo uniforme vazio e sem personalidade.

Se buscarmos o Senhor afim de saber sua opinião, poderemos ser abençoados com a alegria da auto satisfação. Com o amor próprio daqueles que sabem que são amados como são, que são aceitos, que possuem uma beleza maior que não se descreve por padrões estéticos da atualidade, que muda de estação para estação, mas pela beleza do amor de Deus em nossos corações.

Não é atoa que as escrituras nos chamam a atenção para termos nossa mente conformada ao renovo que Deus traz à nossa mente através de sua vontade que é capaz de nos guiar numa obediência maravilhosa que revela diante dos nossos olhos sua vontade boa, agradável e perfeita. (Romanos 12.2)

Como dica para hoje, quero desafiar você a lançar fora toda preocupação excessiva com aquilo que as pessoas pensam sobre você. Não podemos deixar nossa vida a mercê das opiniões alheias e nem viver para agradar as pessoas. Busque agradar a Deus em primeiro lugar, pois esta disposição irá fazer com que você possa abençoar as pessoas através de sua maneira de ser e agir. Note que isso acontecerá pelo amor que você tem ao Senhor e não pura e simplesmente pelas pessoas, pois na medida em que você age corretamente apenas pelas pessoas, você estará sujeito a todo tipo de decepção e angustias advindas da vontade de ser aceito e amado, o que muitas vezes não se concretiza devido à imperfeição das pessoas deste mundo.

Que Deus o abençoe muito, fazendo-o sentir e viver o amor de dele todos os dias, sabendo que muito mais importa agradar a Deus do que os homens, pois o Pai conhece o nosso coração.

Oração – Senhor Deus, ajuda-me a buscar a aprovação do Senhor em tudo, mais do que das pessoas à minha volta, sabendo que não poderei viver na dependência do que pensam a meu respeito, mas na dependência da opinião do Senhor acerca da maneira como vivo.

Que as opiniões alheias que me levam a tristeza e me destroem, possam ser colocadas no teu altar, para serem tratadas pelo Senhor. Que os teus pensamentos ao meu respeito possam conduzir minha maneira de agir e pensar todos os dias da minha vida. Em Cristo Jesus. Amém

Esta entrada foi publicada em Não classificado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s