Santos no Mundo

“Sede santos porque eu sou Santo”e1 Pedro 1:16b”

Precisamos  pensar em nosso modo de ser cristãos. Noutro dia estava lendo sobre o número de evangélicos presentes no país. Sinceramente, acho muito interessante a maneira como temos conseguido atingir todos os seguimentos da sociedade, mas confesso que tenho me sentido preocupado em relação a isso, pois apesar do grande número de evangélicos, nunca vi um tempo, desde que me entendo por evangélico, em que fossemos tão irrelevantes como grupo religioso e tão influenciados pelas tendências do mundo como hoje em dia.

Alguns podem dizer: “mas pastor, ja temos uma bancada na camara dos deputados,tempos igrejas em todas as esquinas, temos rádios evangélicas, canais evangélicos, points onde os cristãos podem se reunir não apenas para cultuar, mas também para um momento de lazer e entretenimento, o que mostra que já temos autonomia deste mundo tão pecador”.

Seria muito interessante, se não fosse trágico. O que vemos na verdade é um grupo que tenta, a todo custo, preencher uma falsa lacuna de atvidades na igreja, de modo que possam atrair o maior número possíve de pessoas. Mas ao invés de provocar comunhão apenas alienam os congregados.

Quando lemos a palavra do Senhor nos mandando ser santos temos a idéia de separados. Neste ponto posso parecer contraditório, mas entendo que a Palavra de Deus nos manda ser santos justamente para contrapor o mundo em trevas que esta ai diante de nós. Esta é a maneira de sermos sal e luz do mundo.

Vivemos uma dinâmica diferente da que Cristo vivia em seu tempo entre nós. Imagine Jesus hoje, conversando na esquina com a prostituta, andando com aquele traficante da rua de cima, se relacionando com gente da qual os crentes querem distância. Certamente os crentes passariam perto dele, com suas Bíblias debaixo do braço, com seu terno impecável e logo iriam procurar o pastor da igreja, pois o pastor deveria chamar Jesus para uma conversa séria. Afinal de contas, Jesus não pode se misturar com gente desse tipo e dizer que é da nossa igreja. Bom, foi exatamente isso que fizeram com ele a dois mil anos atrás.

Ser Santo tem a ver com a vida de cada crente “no mundo” fazendo diferença. Que entende que sua vida só faz diferença se ele for capaz de influenciar a vida daqueles que andam neste mundo longe de Jesus. E isso se faz na amizade com o amigo descrente do trabalho, com um bate papo amigável na hora do almoço com o vizinho que odeia os crentes, com um interesse sincero pela vida dos que nos cercam, mas pela vida toda e não apenas com a alma.

É dificil comparar o evangelho de mercado de hoje com o vivido nos tempos pós reforma, nos quais os grandes nomes da Ciência, das artes, da tecnologia e outras áreas do “mundo” eram encabeçadas por homens tementes a Deus. Será que conseguiríamos citar pelo menos cinco nomes de cristãos influentes na sociedade hoje?

Acredito que o chamado encontrado em 1 Pedro tem a ver conosco hoje. É um chamado de Deus para que os cristãos assumam seu papel de santidade no mundo,mostrando as facetas do reino na vida de pessoas que se orientam por um governo celestiam, mesmo vivendo sob um governo terreno. Que com suas vidas mostram que uma vida de santidade esta intimamente ligada com um mundo mais justo e pleno da graça de Deus. Precisamos urgentemente de crentes mais santo! Acho que ai podemos perceber claramente o que Paulo diz sobre não se conformar com este século, mas transformar-mos pela renovação da nossa mente. Não podemos ser transformados pelo mundo, mas precisamos influenciar o mundo a ser o que Deus deseja que seja.

Esta entrada foi publicada em Não classificado. ligação permanente.

2 respostas a Santos no Mundo

  1. lucas diz:

    pastor, voce considera que o antigo testamento refere-se a fatos verídicos e históricos e a biblia é um documento absolutamente inerrante?
    atenciosamente
    lucas.couto@terra.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s