Amigos de verdade

amigos1Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes, tenho-vos chamado amigos, pois tudo que ouvi de meu pai vos tenho dado a conhecer. João 15:15  

A amizade sempre foi algo desejado por todos os seres humanos. Quem não deseja ter bons e fiéis amigos? Afinal de contas, ninguém é uma ilha.

Mas como ter amigos nos dias de hoje em que o individualismo e utilitarismo são marcas mais que presentes em nossa sociedade? Confiar em alguém, ser fiel a ele e andar ao seu lado é uma tarefa difícil, ainda mais se levarmos em conta o número de pessoas que nos decepcionam ou são falsas com a gente.

No entanto, precisamos olhar para o supremo exemplo de Cristo para não só firmarmos grandes amizades, mas também nos dispormos a sermos grandes amigos.

Jesus, quando de sua passagem por este mundo, numa conversa franca com seus discípulos, enfatizou que sua relação com eles era muito maior do que a relação entre servo e senhor, mas de amigos. Seu exemplo nos dá algumas lições interessantes

Primeiramente vemos que as verdadeiras amizades são mais prováveis entre aqueles que mantêm uma relação íntima com o Senhor Jesus. Não digo que não há amigos verdadeiros fora da igreja, mas argumento que a demanda de potenciais amizades sinceras está mais presente no meio da igreja, pois todos os que fazem parte dela possuem Deus em seus corações e Deus, este sim, é a expressão do verdadeiro amor (1 João 4:7-8).

Outro princípio é o de que as amizades verdadeiras independem da atitude dos outros. Imagine se Jesus quisesse ser nosso amigo apenas mediante nossa obediência? Jesus seria alguém solitário, pois somos pecadores e o alvo principal de nossos pecados é o Senhor Jesus, pois nossos pecados são uma ofensa contra sua santidade. Amigos de verdade são aqueles que, independente de suas atitudes, amam gratuitamente, sem esperar nada em troca. É amar mesmo que seja preciso perdoar mais que 70 vezes 7 (Mateus 18:22).

Por fim, a amizade verdadeira é aquela que existe indiscriminadamente. Jesus não amou apenas seus discípulos, mas amou a todos quantos estavam ao seu lado, inclusive Judas Iscariotes (João 13:1). É fato que teremos amigos mais chegados que um irmão (Provérbios 18:24), mas o nosso coração deve ser um manancial de amor sempre pronto a derramar de sua água a todos os corações áridos e ávidos por amizades verdadeiras.

Segunda Feira, dia 20 de Julho é dia do amigo, que tal exercitar a amizade de Cristo onde você está? Pode começar hoje, com um abraço naqueles que você nunca teve a oportunidade de abraçar, um convite de almoço àqueles com quem você nunca conversou, um convite para uma tarde com sua família, um perdão a quem o ofendeu ou um pedido de desculpas, um e-mail para aquele que te chateou, um telefonema àquele amigo distante e por ai vai.

Sejamos amigos uns dos outros, demonstrando assim a amizade de Cristo por nós, pois não existe nada melhor do que ser amigo do Senhor.

Oremos: Senhor, que eu possa demostrar aos outros a amizade que um dia me foi oferecida através do sacrifício do teu filho na cruz. Assim me tornar amigo de verdade de todos quantos o Senhor me mostrar. Amém

Esta entrada foi publicada em Não classificado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s