ìdolos

Quanto aos Santos que ha na terra, são eles os notáveis, nos quais tenho todo o meu prazer Salmo 16.3

Um dos programas que gostava de ver era o denomindo “Idolos”. Mas para falar a verdade, não gostava tanto do desenrolar do programa, mas do momento pós processo, pois era ali que se comprovava que o vencedor era ou não um Ìdolo de verdade. Acho que todos nós sabemos que no fim de tudo nenhuma deles se tornou o ídolo que se propôs a ser. Após um momento de assédio e “paparicos” eles acabavam sempre, via de regra, caindo no esquecimento. Assim são os ídolos do século XXI. Todos eles vivendo intensamente seu sucesso, ainda que sejam apenas 15 os minutos de fama adiquiridos. Logo eles somem, dando lugar a outro que também terá seus minutos e assim por diante, saciando a vontade do povo por Ìdolos que, consequentemente, força a mídia a produzir seus ídolos quase que em escala Industrial.

Temos de considerar ainda que a questão não está no ídolo em sí, mas nos indivíduos que vivem em busca de ídolos, pois projetam neles todos os desejos contidos em seu coração de serem alguem com sucesso. Só existem ídolos por que existem fãs dispostos a enaltecerem o seus talentos.

Podemos perceber que até mesmo no meio evangélico é assim. Quantos são os ídolos cristãos?  Musicos, pastores, missionários, apresentadores, etc…

No entanto, ao ler o salmo, podemos perceber que os verdadeiros ídolos, não no sentido de idolatría, mas de notoriedade, são aqueles que servem a Deus em Espirito e em Verdade.

Notoriedade é uma qualidade adiquirida através da diligência em agir em determinadas situações até o ponto de fazer com que as atitudes tomadas se tornem amplamente evidenes. No caso dos cristãos, todas as atitudes que eles tomam, são mediadas pela ação do Espirito Santo, o que torna cada vez mais evidente a pessoa de Cristo, objetivo este que envolve toda a vida do Cristão.

Sendo assim, se queremos de fato ter ídolos (no sentido descrito acima) por que não termos em alta conta aqueles que levam a sério a palavra de Deus? Aqueles que tem sido usados dia a dia pelo Senhor.

Noto que há um mercado em volta da notoriedade no meio evangélico que se estabelece, além de comercial, também imoral e idólatra. Não quero desmerecer os cantores e tantos outro profissionais que atuam no meio evangélico, mas quero questionar o fato de muitos se tornarem verdadeiros ídolos (e agora falo no sentido de idolatria) e não se incomodam nem um pouco com isso, pelo contrário, tiram o máximo de proveito da situação. Afinal de contas é mais interessante ir ouvir o cantor (a) tal, ou o pregador que faz isso ou aquilo quando ora do que o irmão que ja viveu quarenta anos na presença do Senhor sem nunca faltar um culto, uma escola bíblica dominical e ter sido zeloso com a Palavra de Deus. Qual chama mais a atenção?

Pois bem, quem são os notáveis desta terra? São os Santos, ou seja, aqueles que tem a sua vida na presença de Deus. Isso nós dá algumas lições importantes:

  1. Considere o fato de que somente devemos adorar a Deus
  2. Devemos ter em alta conta aqueles que tem vivido uma vida segundo o coração de Deus.
  3. Será que tenho valorizado estar perto dos meus irmãos, levando em conta que são eles contados entre os notáveis desta terra?
  4. Considere ainda o fato de existirem irmãos notáveis que não andam mais do seu lado, que podem estar passando por alguma dificuldade e precisam urgentemente da sua ajuda.
  5. Seja fã dos seus irmãos em Cristo.

Finalizando; podemos perceber que assim que tomarmos a atitude de amar incondicionalmente, de considerar o irmão como alguém importante, encontremos ai uma fonde de inesgotável prazer, na qual podemos saciar a nossa sede de alegria e comunhão (Salmo 133),  juntamente com aqueles que,assim como nós, são os notáveis desta terra.

Ore: Ajuda-me Senhor a considerar o meu irmão como alguém especial. A considerá-los extremamente importantes a todo tempo, não apenas por um momento, como acontece com os ídolos desta terra, mas como pessoas que tem um sucesso que não é efemero, mas perdura por toda eternidade, pois esta baseado na vitória de Cristo na cruz. Amém

Esta entrada foi publicada em Não classificado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s